quarta-feira, dezembro 18, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoBanco Central da Bolívia revoga proibição de Bitcoin e criptomoedas

Banco Central da Bolívia revoga proibição de Bitcoin e criptomoedas

Recentemente a Bolívia proibiu pagamentos em Bitcoin e outras criptomoedas, mas o Banco Central da Bolívia (BCB) na última quinta-feira (27) revogou a proibição. Dessa forma, essa decisão marca o fim de uma restrição do banco que estava em vigor desde 2014.

Bolívia lança programa de conscientização

De acordo com o comunicado oficial, a medida tem como objetivo modernizar o sistema de pagamentos do país e está alinhada com as regulamentações de criptomoedas na América Latina. Por isso, a autoridade monetária permitirá que entidades financeiras realizem transações com ativos digitais por meio de canais eletrônicos autorizados.

Mas, embora os cidadãos bolivianos possam negociar criptomoedas através dos bancos, o governo não os reconhece como moeda legal. Portanto, as empresas não são obrigadas a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento.

Assim, como parte do Plano de Educação Econômica e Financeira, o Banco Central da Bolívia planeja lançar um programa de conscientização para informar o público sobre os riscos associados às criptomoedas e como gerenciá-los de maneira responsável.

A Unidade de Investigações Financeiras e a Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro colaboraram no desenvolvimento da nova legislação. Esses órgãos governamentais trabalharam juntos para criar uma atualização regulatória que entrou em vigor em 26 de junho.

Tendências na América Latina

Nos últimos anos, diversos países latino-americanos têm enfrentado desafios econômicos, incluindo inflação crescente e crises financeiras. O Bitcoin e outras criptomoedas surgiram como alternativas populares para um novo modelo econômico.

El Salvador foi pioneiro ao adotar o Bitcoin como moeda de curso legal em 2021. No México, as pessoas aceitam criptomoedas para transferências de valor e pagamentos, embora o governo não as reconheça como moeda legal. 

No Brasil as criptomoedas já são uma realidade e o país se tornando também uma, com regulamentações de imposto de renda específicas para lucros em criptomoedas desde 2023.

Em resumo, a Bolívia agora permite pagamentos em Bitcoin e criptomoedas, seguindo uma tendência regional de maior aceitação desses ativos digitais. A medida visa impulsionar a economia e se adequar às mudanças no cenário financeiro global.  

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img