sábado, janeiro 4, 2025
spot_img
HomeNegóciosNubank terá ‘Pix com Bitcoin’ junto a Foxbit, mas encerra a Nucoin

Nubank terá ‘Pix com Bitcoin’ junto a Foxbit, mas encerra a Nucoin

Os clientes do Nubank e da exchange brasileira de criptomoedas Foxbit se beneficiarão de um sistema que permite enviar dinheiro fiduciário usando Bitcoin da rede Lightning. O sistema se chama “Pix com Bitcoin” e segue uma colaboração entre as duas empresas e o Lightspark. Portanto, a Foxbit permitirá transferência de dinheiro em Bitcoin.

Descontinuação do Nucoin da Nubank

Essa inovação é possível graças ao Universal Money Address (UMA), protocolo compatível com Pix. Ele permite que os clientes registrem um e-mail ou nome como endereço para receber dinheiro, permitindo trabalhar tanto com criptomoedas quanto com moeda fiduciária. 

“[A tecnologia] permite que os mais de 100 milhões de clientes do Nubank tenham acesso a soluções que tornam suas vidas financeiras mais fáceis e eficientes por meio do Lightning e serviços do espaço criptográfico com a talentosa equipe Nu.” – disse o CEO e cofundador da Lightspark, David Marcus, na época. 

O processo Lightspark converte o dinheiro do cliente em Bitcoin e o envia ao destinatário. Finalmente, você pode ou não converter seu dinheiro em dólares. Todo esse processo ocorre em uma cadeia, usando a Lightning Network do Bitcoin.

Mas, apesar do sistema não é igual ao Pix, ele funciona de forma semelhante. De acordo com o Lightspark, a experiência é semelhante a produtos produzidos em outros países, mas funciona em maior escala. 

A notícia surge após o Nubank anunciar o fechamento de sua criptomoeda Nucoin. Assim, os clientes do banco poderão utilizá-lo como token ou vendê-lo por USDC até o final de 2024. 

A decisão ocorreu em meio a especulações de que isso aconteceu por causa da atualização da blockchain Polygon, que hospedava a criptomoeda. A nova versão abandonou o logotipo MATIC e substituiu-o pelo novo POL.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img